A experiência de Pedro Barbosa na náutica e no ramo de marinas foi marcante e diversificada.

Desde a sua infância, em que participou ativamente na secção de vela da Mocidade Portuguesa, até aos seus projetos de construção de barcos e travessias de barco pelo mundo, Pedro Barbosa sempre teve uma ligação profunda com o mar. Destacou-se como praticante de windsurf, em que foi campeão nacional, criador de associações de vela e organizador de regatas oceânicas.

Ao longo da sua vida profissional, Pedro Barbosa fundou empresas de importação e distribuição de barcos, tendo-se dedicado sobretudo à construção de marinas em Portugal e no estrangeiro, com destaque para os trabalhos realizados nas albufeiras e rios do Norte do país, assim como nas diversas ilhas dos Açores.

A sua paixão pelo mar e pela vela levou-o a uma carreira rica e diversificada no setor náutico, culminando com a fundação da sua empresa atual, a Cais Marinas, especializada em projetos e instalação de todo o tipo de infraestruturas marítimas flutuantes, desde Marinas, Portos de Pesca e Qubramar a captações de água flutuantes e Eco-piscinas.