Barreira de Bolhas no Rio Ave

Cais Marinas é parceira da Great Bubble Barrier – Holanda, Universidade de Malta e Câmara Municipal de Vila do Conde na instalação de Barreira de Bolhas no Rio Ave, sistema despoluidor que utiliza tecnologia inédita de cortina de bolhas para capturar a poluição plástica nos rios.

O problema da poluição plástica ribeirinha é universal: os detritos plásticos são transportados por rios, atravessando fronteiras nacionais e políticas, antes de chegarem aos oceanos.

A barreira da bolha, tecnologia da Great Bubble Barrier – Holanda, é a primeira tecnologia a usar uma cortina da bolha para capturar a poluição plástica nos rios.

A Câmara Municipal de Vila do Conde adotou uma abordagem proativa à poluição plástica, implementando uma Barreira de Bolhas no Rio Ave, alimentada a energia solar, representando a solução mais eficaz e eficiente em termos energéticos para prender e remover plástico sem dificultar a passagem do navio ou dos peixes.

Vila do Conde é a primeira Barreira de Bolhas em Portugal, e a primeira Barreira de Bolhas a impedir que a poluição plástica flua para o Oceano Atlântico.